1) Consolidação da Unidade Demonstrativa de Permacultura
   
 

A consolidação da Unidade Demonstrativa inclui a manutenção das estruturas educativas de apoio existentes, manutenção e ampliação das atividades produtivas, e a consolidação das infra-estruturas necessárias para a continuação do programa regional de formação e capacitação em Permacultura.

A Unidade Demonstrativa é o nosso centro de capacitação e formação de permacultores, sendo uma unidade de desenvolvimento e experimentação de tecnologias apropriadas voltadas para a geração de soluções sustentáveis, práticas e de baixo custo que possam ser acessíveis à diversa comunidade de interessados. Com esta finalidade, estamos agrupando as estruturas do centro de capacitação às estruturas produtivas e educativas do projeto. Nossa infra-estrutura conta com um complexo composto por uma sala de aula com capacidade para 50 pessoas, construída com técnicas de bioarquitetura regionais; um alojamento (chapéu de palha) com capacidade para 40-50 estudantes e visitantes, sanitário seco (compostável), banheiro com sistema de produção de alimentos e reciclagem de água servida. Além desta parte estrutural, temos uma variedade de ambientes planejados para produzir e demonstrar as diversas zonas de um sistema permacultural (Design), com áreas de criação de pequenos animais (coelhos, codornas, peixes ornamentais, galinhas caipiras e patos), sistemas em terraços para produção de hortaliças e frutíferas orgânicas, 3,5 hectares de floresta de alimentos com uma grande variedade de espécies frutíferas, melíferas, ornamentais, produtoras de matéria verde, entre outras de múltiplo uso, um eficiente sistema de reciclagem e compostagem (minhocário, área de compostagem), açude com sistema de chinampas, onde existem aproximadamente 2000 tambaquis e carás. E um núcleo de captação e armazenamento de água da chuva (11 tanques) com capacidade para armazenar 275.000 litros de água. Todo esse complexo ocupa um área de 8 hectares e está situado dentro do centro urbano de Manaus, no Bairro Zumbi dos Palmares.

Nossa equipe técnica é capacitada em Permacultura, ou seja, todos os membros da equipe já fizeram o curso completo de Permacultura. Entretanto, entendemos que uma das condições básicas para o sucesso é a informação, e por isso, possuímos um programa de formação e reciclagem contínua, proporcionando aos membros da equipe técnica do projeto a participação em cursos, oficinas, palestras e visitas técnicas. Os técnicos encaminhados pelo programa de reciclagem ao retornarem têm a responsabilidade de repassar para o resto do grupo todas as informações obtidas.

Este ano, o Projeto Permacultura Amazônica iniciou um período de intensas atividades de extensão ao nível de comunidades. Estas ações fazem parte de um plano de trabalho elaborado de forma sistemática com o objetivo de intensificar os trabalhos de capacitação, experimentação e difusão das técnicas permaculturais pela região Amazônica no sentido de propor uma alternativa real e prática com base na sustentabilidade do uso dos recursos, para o estabelecimento de sistemas produtivos, permanentes e sustentáveis ao longo do tempo. Com este objetivo, iniciamos alguns projetos em diferentes locais de atuação.