FUNDAÇÃO DANIEL DAZCAL

PROJETO PEMACULTURA AMAZÔNICA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

     

ATIVIDADE 2. PROGRAMA ECOVERSIDADE: FORMAÇÃO DE LÍDERES EM SUSTENTABILIDADE – MÓDULO AMAZÔNICO

Não existe no sistema de educação nacional um currículo de qualidade de ensino da sustentabilidade. Há uma grande carência de experiências em estabelecer sistemas sustentáveis integrados com o ambiente e as comunidades. Neste contexto, atualmente uma das linhas de atuação do projeto em parceria com o IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado) é a coordenação de uma ação pioneira de ensino e formação de multiplicadores locais, uma nova geração de líderes em permacultura (agentes da sustentabilidade) capazes de comandar atividades permaculturais em áreas urbanas e rurais, visando à geração de ações concretas que possibilitem a redução da fome e do desemprego.

2.1 Módulo amazônico do Ecoversidade

O projeto possui um programa regional de formação de jovens líderes em permacultura, multiplicadores de conhecimento, de soluções práticas e sustentáveis, que tenham capacidade de liderar atividades permaculturais junto as suas comunidades transformando para melhor as realidades bioregionais existentes. O projeto é o responsável pela coordenação, seleção, monitoramento e avaliação da participação do grupo amazônico durante todo o período (seis meses) de estágio de capacitação no IPEC.

2.2 Seleção e encaminhamento dos líderes amazônicos para o Ecoversidade

O processo para identificação dos candidatos ao programa Ecoversidade, é feito a partir de um rigoroso processo de seleção e da realização de um estágio de vivência no projeto (Unidade Demonstrativa de Permacultura), onde o candidato inicia a sua preparação para o Ecoversidade. Após esta de seleção e adaptação (vivência) os líderes são encaminhados para o IPEC. O público alvo são os alunos da EAFM e líderes que atuam em projetos parceiros que desenvolvam ações sustentáveis na região.

2.3 Líderes amazônicos formados no Ecoversidade

Nestes dois primeiros anos de existência do programa Ecoversidade, o projeto já formou dois grupos de líderes (04 líderes em 2002 e 05 líderes em 2003). Após seis meses de vivência intensiva no IPEC, os líderes formados retornaram para Manaus, passando a compor o quadro técnico do projeto, dando inicio a uma nova etapa do programa que envolve atuação prática junto as suas comunidades ou projetos de origem, com o objetivo de iniciar atividades permaculturais, através de iniciativas produtivas e econômicas. Faz parte também da missão destes líderes formados a coordenação e a administração dos programas de cursos locais de permacultura, com o objetivo de instituir um programa anual de cursos para a região e capacitar futuras gerações de jovens professores de permacultura na Amazônia.

ATIVIDADE 3. DIFUSÃO DAS PRÁTICAS DA PERMACULTURA (VISITAS TÉCNICAS, CURSOS DE PERMACULTURA, ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS, CURSOS DE ATUALIZAÇÃO, EXTENSÃO COMUNITÁRIA E PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS)

3.1 Visitas à Unidade Demonstrativa de Permacultura

O projeto recebeu neste ano aproximadamente 600 visitantes entre projetos parceiros, comunitários, produtores rurais, estudantes de escolas da rede pública e particular, universitários, pesquisadores, instituição de pesquisa e extensão, empresários, entre outros. Este é um indicador de sucesso. Evidencia que estamos no caminho certo e que podemos melhorar cada vez mais na busca de cumprir nossa missão: Sermos reconhecidos nacional e internacionalmente como modelo efetivo e replicável de desenvolvimento sustentável, visando manter a integridade dos ecossistemas amazônicos.

3.2 Cursos de permacultura para alunos da Escola Agrotécnica Federal de Manaus (EAFM)

A Escola Agrotécnica Federal de Manaus é uma instituição de ensino médio de referência do setor primário, presente no Estado do Amazonas há mais de 60 anos. É responsável pela formação de 90 novos técnicos nas áreas (Agricultura, Florestal, Pesca e Zootecnia) a maioria vindo do interior do estado (75%) e filhos de agricultores.

Desde 1998, através da parceria de cooperação técnica estabelecida pelo projeto e a EAFM, são oferecidos todos os anos cursos de Introdução à Permacultura para os alunos da escola. E atualmente, a Permacultura faz parte da grade curricular da escola, todos os alunos antes de concluírem seus cursos técnicos fazem o curso de Permacultura.

3.2.1 Cursos de permacultura oferecidos pelo projeto para alunos da EAFM em 2003

Nos meses de setembro e outubro de 2003, foram ministrados pela equipe do projeto nas dependências da UDP dois cursos de Permacultura (carga horária de 40 horas/cada) para 25 alunos do curso técnico em agricultura e 40 alunos do curso pós-técnico em Manejo Florestal. Nos cursos ministrados os alunos receberam aulas teóricas e práticas, sobre: Introdução a Permacultura, História da Permacultura, Ética e Princípios da Permacultura, Análise dos Elementos, Design, Zoneamento, Padrões e Efeitos de borda Planejamento do Design Permacultural (Zoneamento); Práticas de manejo e conservação do solo (curvas de nível, construção de terraços e canais de infiltração); Ciclagem de nutrientes (com o uso de técnicas de manejo da cobertura vegetal, incorporação da Matéria orgânica, Compostagem e produção de húmus de minhoca); Produção orgânica de alimentos - Hortaliças e Frutíferas (com manejo de biofertilizantes e inseticidas biológicos), Estabelecimento de florestas de alimentos (com sistemas integrados), recuperação de áreas degradas com o uso de leguminosas em cultivos adensados para produção intensa de biomassa verde, implementação de sistemas de cultivo em Aléias e uso de sistema Taunguia para áreas com solos pobres em nutrientes.

3.3 Programa de iniciação técnica em permacultura com estágio supervisionado

Uma das linhas de frente do projeto Permacultura Amazônica é a formação de uma nova geração de técnicos com uma visão multidisciplinar e holística das problemáticas da região Amazônica, capazes gerar soluções sustentáveis para os grandes problemas da região tendo como ferramenta base a Permacultura.

A estratégia atualmente utilizada para a formação de uma futura geração de técnicos em Permacultura é a iniciação técnica básica em Permacultura um processo seletivo rigoroso dividido em quatro etapas: Análise curricular, entrevista, vivência no projeto e estagiário pré Ecoverisdade.

Atualmente, o projeto possui dez estagiários dos quais cinco já estão no Ecoversidade os outros serão encaminhados no final do mês de fevereiro de 2004.

3.4 Programa de capacitação e atualização técnica (reciclagem) da equipe do projeto

Todos os membros da equipe técnica do projeto são capacitados em Permacultura, ou seja, já fizeram o curso completo Permacultura. Entretanto, o projeto possui um programa de formação e reciclagem contínua. Este programa tem por objetivo proporcionar aos membros da equipe técnica do projeto a participação em cursos, oficinas, palestras e visitas técnicas que sejam importantes para a melhoria da qualidade das atividades desenvolvidas pelo projeto. Os técnicos encaminhados pelo projeto ao retornarem têm a responsabilidade de repassar para o restante do grupo todas as informações obtidas.

3.4.1 Curso Internacional de Energia Renovável

No período de 29 de março à 05 de maio de 2003, o projeto encaminhou o técnico do projeto Jorge Paulo Nava para o Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (IPEC) em Pirenopólis (GO), para participar do Curso Internacional de Energia Renovável, ministrado pela equipe técnica da empresa Rainbow Power Company – Austrália. Ao retornar do curso o técnico Jorge Nava, iniciou um projeto experimental para a geração e utilização de energia renovável (Energia Solar) na Unidade Demonstrativa de Permacultura e ministrou um curso básico de energia alternativa para a equipe do projeto.

3.4.2 Curso de tecnologia de produção e uso de combustíveis renováveis BIODIESEL

A busca por alternativas sustentáveis de produção de combustíveis não fósseis é um grande desafio. Principalmente na Amazônia, onde o principal meio de transporte (barcos) e a energia elétrica produzida é gerada a partir do consumo de diesel. Neste sentido, o projeto iniciou uma ação pioneira na busca soluções para a substituição do diesel por um outro combustível menos agressivo ao ambiente. Foram encaminhados no mês de novembro de 2003 para o IPEC (Pirenopólis-GO) os técnicos João Soares e Jorge Nava para participar de um curso de produção e uso de biodiesel. Neste curso os técnicos aprenderam como transformar motores (carros e geradores de luz) movidos a diesel para funcionarem com biodiesel. Este foi um dos grandes avanços do projeto em 2003, visto que, a partir de 2004 iniciaremos nosso projeto de permacultura em áreas rurais onde ainda 100% da energia produzida é com o uso diesel.

3. 5 Extensão comunitária

3.5.1 Curso sobre o uso de combustível alternativo - Biodiesel

No mês de dezembro foram realizados em duas comunidades rurais do município de Boa Vista do Ramos, dois cursos sobre biodiesel. Os cursos foram ministrados pelos técnicos do projeto (João Soares e Jorge Nava ), que demonstraram na prática como é possível usar transformar motores a diesel para funcionarem com biodiesel (óleos vegetais), estiveram presentes 60 pessoas das comunidades Santo Antônio e Boa União.

3.6 Participação em eventos

3.6.1 Participação na Feira da Agricultura Familiar (FEPAGRO)

A Feira da Agricultura Familiar (FEPAGRO) é um evento realizado pela EAFM desde 1997. A FEPAGRO, é um dos principais eventos de divulgação da agricultura familiar reunindo produtores e instituições do setor primário. O projeto sendo um parceiro da EAFM participa da feira todos os anos expondo em um Stand alguns dos produtos (ovos, frutas, hortaliças, mudas de plantas, composto, húmus, etc) gerados pela permacultura. Também apresenta in loco uma pequena zona 1 demonstrativa com viveiro de mudas, sistema de coelhos x minhocas, um pequeno galinheiro, um círculo de bananeiras e um sistema de captação de água da chuva em tanque de ferrocimento. A cada ano é crescente o número de visitantes ao nosso stand e posteriormente ao projeto, sendo este um importante evento de divulgação da permacultura na região.