7) Módulo Amazônico Ecoversidade
   
 

É um dos objetivos atuais do Projeto formar uma nova geração de líderes na Amazônia, uma geração de jovens multiplicadores capazes de montar sistemas produtivos que visam as sustentabilidade dos recursos naturais em suas próprias comunidades, suprindo uma demanda que vem do campo rural. Neste sentido, estamos coordenando uma iniciativa pioneira de ensino e formação de multiplicadores locais, lideranças rurais e educadores em Permacultura. Esta iniciativa recebe o nome de Ecoversidade e faz parte de uma estratégia de ensino da Rede Brasileira de Permacultura, envolvendo parcerias entre as instituições de Permacultura do país. No IPEC (Instituto Permacultura e Ecovilas do Cerrado, com sede em Pirinópolis, GO) foi estabelecida a base inicial da estratégia do programa Ecoversidade (de dois estágios), servindo como centro educativo para a formação destes líderes. Em resumo, o programa Ecoversidade tem dois estágios consecutivos:

7.1) Módulo de Ensino, Formação e Vivência
Estruturado para oferecer, de forma intensiva, todos os módulos de Permacultura e outros métodos de pesquisa aplicada, em um sítio real (na sede do IPEC em Pirenópolis). Com duração de 6 meses, esta programação inova oferecendo um currículo prático e intensivo de nível superior, sendo um grande "up-grade" do padrão mundial de cursos oficiais de Permacultura (ainda de 72 hrs). O currículo foi estruturado para que o aluno passe a conviver e compreender todo o processo de como definir, planejar, estabelecer e manter um sistema produtivo coletivo de acordo com as suas próprias necessidades regionais de sustentabilidade. Estes líderes recebem toda a informação e vivência necessária para a criação de futuras atividades para a criação de sistemas produtivos sustentáveis. O curso te o apoio e credenciamento da Rede Brasileira de Permacultura.

7.2) Módulo Aplicado (de difusão in loco comunitário)
É nossa responsabilidade liderar esta iniciativa de formar uma nova geração de multiplicadores locais, que possam suprir as necessidades de sustentabilidade das suas comunidades. Sendo assim, cabe-nos: (a) identificar lideres emergentes na região, (b) apoiar e monitorar a participação destes lideres amazônicos no primeiro estágio de ensino (de 6 meses no IPEC), (c) ao retornar, assegurar a atuação efetiva do grupo nos seus projetos ou comunidades de origem, (d) iniciar um programa local de curso e capacitação coordenado pelo novo grupo de líderes, (e) assegurar a continuação desde processo anual de geração de novos líderes.

A estratégia atualmente utilizada para a formação de uma futura geração de técnicos em Permacultura é a iniciação técnica básica em Permacultura com um processo seletivo rigoroso. Após a seleção inicial o candidato participa de uma vivência de campo durante um período de 15 dias (período de adaptação). Se aprovado nas duas etapas iniciais, o candidato inicia um estágio supervisionado de 2 a 3 meses na Unidade Demonstrativa da Fundação Daniel Dazcal. Após o período de estágio é feita uma avaliação do estagiário, se aprovado este é encaminhado para a cidade de Pirenopólis, onde irá participar do programa Ecoversidade, durante 06 meses no IPEC (Instituto Permacultura e Ecovilas do Cerrado). O primeiro grupo foi selecionado contou com a participação de alunos da Escola Agrotécnica Federal de Manaus (EAFM), agentes comunitários e projetos parceiros (como Casa Familiar Rural em Boa Vista do Ramos). Após 08 meses de vivência intensiva no IPEC, o primeiro grupo de Ecoversitários formados, retornou para Manaus em julho de 2003. Já em Manaus, o grupo vem modulando cursos e novas atividades de acordo com a estratégia de campo do projeto.